PUBLICIDADE

Alemanha pode perder 10 milhões de habitantes até 2060

28 abr 2015 - 15h00
(atualizado às 15h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A Alemanha pode perder 10 milhões de habitantes e sua população deve se situar entre 68 e 73 milhões até 2060, segundo projeções demográficas oficiais apresentadas nesta terça-feira em Berlim.

As mudanças demográficas são consequência de uma baixa taxa de natalidade que uma forte imigração não conseguirá compensar, segundo o Instituto Alemão de Estatísticas (Destatis).

A queda da população será, no entanto, menor que o que indicava o estudo anterior deste tipo publicado em 2009. O Destatis previa na época que a Alemanha teria entre 65 e 70 milhões de habitantes em 2060.

A Alemanha é o país mais populoso da União Europeia, com 81 milhões de habitantes, mas em 2060 pode ser superada por Reino Unido e França, segundo várias previsões.

A leve melhora dos dados é explicada pelo recente aumento da imigração em direção à Alemanha.

Desde 2011, o saldo migratório anual (diferença entre chegadas e partidas) aumentou até alcançar meio milhão de pessoas em 2014, devido, sobretudo, à abertura do mercado de trabalho alemão aos países do leste da Europa.

A crise econômica nos países do sul da Europa, com altas taxas de desemprego, também contribuiu para uma maior chegada de imigrantes à Alemanha.

O país se converteu em um dos destinos favoritos para os refugiados afegãos ou sírios, embora a imigração procedente de países não europeus signifique menos de um quarto da imigração total.

A imigração em direção à Alemanha sempre experimentou fortes variações, alternando ciclos de alto saldo migratório com outros de saldo fraco ou inclusive negativo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade