PUBLICIDADE

Ásia

Japão: água contaminada do subsolo de Fukushima começa a ser bombeada

10 ago 2013 - 09h04
(atualizado às 10h03)
Compartilhar
Exibir comentários

A operadora da central nuclear de Fukushima Daiichi, que fica 220 quilômetros a nordeste de Tóquio, começou a bombear a água contaminada do subsolo da usina para reduzir os vazamentos de água radioativa no oceano Pacífico, indicou a companhia. "É urgente para nós extrair a água subterrânea desta área o mais rápido possível", indicou um porta-voz da Tokyo Electric Power (Tepco) na sexta-feira. Representantes da operadora japonesa no puderam ser contactados neste sábado.

A companhia indicou ter bombeado um total de 13 toneladas de água subterrânea contaminada entre as 14h (2h de Brasília) e as 20h de sexta-feira. A água extraída poderá chegar às 100 toneladas diárias uma vez completado o novo sistema de bombeamento implantado pela operadora, previsto para meados de agosto. Uma vez filtrada e reciclada, a água servirá para esfriar os reatores.

A Tepco começou os trabalhos de bombeamento depois de admitir, em julho, o vazamento de água contaminada com radioatividade no Oceano Pacífico. O ministro da Indústria do Japão estimou nesta semana que cerca de 300 toneladas de água contaminada caíam no oceano todos os dias. "Mas não estamos certos de que a água esteja altamente contaminada", acrescentou.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou na última quarta-feira que as autoridades reforçariam seu envolvimento nos trabalhos de limpeza da usina de Fukushima. Os vazamentos de água começaram em março de 2011 como consequência dos destroços causados na central nuclear de Fukushima Daiichi por um terremoto e um tsunami.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade