PUBLICIDADE

Agência da ONU: é imperativo reduzir papel da pecuária no efeito estufa

26 set 2013 - 04h50
(atualizado às 05h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A criação de gado é responsável por 14,5% de todas as emissões de gases que causam o efeito estufa provocadas por ações humanas, de acordo com um relatório divulgado nesta quinta-feira pela FAO, agência da ONU para Alimentação e Agricultura, sendo "imperativa" uma redução dessa participação.

Segundo a FAO, a emissão de gases por conta da pecuária poderia ser reduzida em até 30% por meio de práticas já existentes e novas tecnologias, citando como exemplos a mudança na dieta dos animais ou o cultivo de alimentos para o gado mais eficientes.

Outra sugestão é a criação de raças menos flatulentas – o metano produzido pelo gado todos os anos é o equivalente a 144 milhões de toneladas de petróleo, o suficiente para abastecer a África do Sul.

“Esses resultados mostram que o potencial para melhorar a performance ambiental do setor é significante”, disse Ren Wang, diretor-geral assistente da agência, sediada em Roma, na Itália. “Esses ganhos em eficiência podem ser atingidos por meio de melhoria de certas técnicas, e não necessariamente pela mudança no sistema de produção. Mas nós precisamos de vontade política, e, mais importante, uma ação conjunta”, acrescentou.

Com o crescimento da demanda mundial por produtos de origem animal, é “imperativo que o setor comece a atingir essas reduções, para ajudar a compensar o aumento na emissão de gases que o crescimento da pecuária causará”, afirmou Wang.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade