PUBLICIDADE

Suspeito de traficar aves de espécie ameaçada é detido na Indonésia

6 mai 2015 - 10h45
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia da Indonésia prendeu um suspeito de contrabando de espécies selvagens depois de ter encontrado mais de vinte pássaros de uma espécie ameaçada escondidos dentro de garrafas de plástico que transportava em sua bagagem.

O homem, de 37 anos, foi preso na segunda-feira depois de desembarcar de um barco em Surabaya, segunda cidade do arquipélago, na ilha de Java. Os pássaros, vivos, estavam escondidos dentro de suas malas, declarou o chefe da brigada criminal no porto de Tanjung Perak, Aldy Sulaiman.

"Descobrimos 21 cacatuas de crista amarela e um periquito verde. Todos os pássaros estavam dentro de garrafas de água, empilhadas em uma caixa", acrescentou.

Os pássaros foram levados a um centro indonésio de conservação de serviços naturais que se encarrega de assuntos relacionados a tráfico de espécies selvagens.

O suspeito afirmou que levava os pássaros para um amigo, mas que não estava ciente dos outros, segundo Sulaiman.

Se for declarado culpado de contrabando de animais, este homem, originário da região de Surabaya, pode enfrentar cinco anos de prisão.

As cacatuas de crista amarela, procedentes da Indonésia e de Timor Oriental, são consideradas uma espécie gravemente ameaçada, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, principal ONG mundial dedicada a esta causa.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade