0

"Superlua" fica 30% mais brilhante na madrugada de domingo

5 mai 2012
15h18
atualizado às 22h35

Uma "Superlua" acenderá o céu deste sábado à noite em um show cósmico visto uma vez por ano, ofuscando uma chuva de meteoros formada por restos do Cometa Halley, segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa. A Lua vai parecer especialmente grande e brilhante, uma vez que atingirá seu ponto mais próximo da Terra, ao mesmo tempo em que está em sua fase cheia, informou a Nasa.

Última vez que perigeu aconteceu foi em 19 de março do ano passado
Última vez que perigeu aconteceu foi em 19 de março do ano passado
Foto: Sandro Rib / vc repórter

"É uma 'Superlua', cerca de 14% maior e 30% mais brilhante que outras luas cheias de 2012", afirmou a agência em comunicado. O termo científico para o fenômeno é "lua perigeu".

A Lua segue uma trajetória elíptica ao redor da Terra com um dos lados - ou perigeu - cerca de 50 mil km mais perto que o outro - ou apogeu. A Lua atingirá o perigeu às 00:34 (horário de Brasília) de domingo. Um minuto depois, ela vai se alinhar com a Terra e o Sol, para se tornar cheia.

A última Lua perigeu aconteceu em 19 de março de 2011. A Lua cheia perigeu pode ocasionar marés que mais altas que o normal, mas apenas em alguns centímetros.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
publicidade