PUBLICIDADE

Sonda espacial 'acorda' para missão de pousar em cometa

Rosetta foi lançada no espaço há 10 anos, e há dois está hibernada para guardar energia e concluir missão de aterrissar em um corpo celeste

20 jan 2014 - 10h53
(atualizado às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: BBC News Brasil

O lançamento da sonda espacial Rosetta, há 10 anos, foi o pontapé de uma jornada épica, o início da primeira tentativa de um encontro com um cometa em movimento.

O cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, uma massa gigante formada por gelo e pedra que se move rapidamente pelo espaço, é o alvo de uma das missões mais arriscadas já feitas.

O satélite, que passou os últimos dois anos e meio viajando pelo espaço em estado de profunda hibernação para guardar energia, está previsto para 'acordar' nesta segunda-feira e enviar um sinal para a Terra.

A reativação da Rosetta acontecerá a cerca de 800 milhões de quilômetros de distância da Terra, próximo a órbita do planeta Júpiter.

<p>Rosetta est&aacute; em estado de hiberna&ccedil;&atilde;o profunda h&aacute; dois anos e meio para guardar energia</p>
Rosetta está em estado de hibernação profunda há dois anos e meio para guardar energia
Foto: BBC News Brasil

A previsão do grande encontro com o cometa é para agosto deste ano, e, quando isso ocorrer, terá início a fase mais difícil da missão.

A Rosetta deverá lançar um módulo de aterrissagem, o Philae, sobre o cometa em novembro.

O plano é de que o satélite siga o cometa conforme este se aproxima do Sol, monitorando as mudanças que ocorrem no corpo celeste através das informações enviadas pelo Philae da superfície.

Se der certo, a missão permitirá que cientistas tenham um olhar sem precedentes sobre um dos objetos mais antigos do sistema solar.

Acredita-se que o corpo celeste seja um remanescente original da época do surgimento do sistema solar, há 4,6 bilhões de anos, e possa dar pistas sobre a aparição da água e da vida na Terra.

"Rosetta é uma missão única - tecnologicamente, cientificamente, e filosoficamente, porque os cometas podem estar na origem de quem nós somos", disse o diretor geral da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), Jean-Jacques Dordain.

Rosetta se prepara para encontro com cometa
Rosetta se prepara para encontro com cometa
Foto: AFP

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade