PUBLICIDADE

Software da ONU ajuda a detectar espécies de tubarões em risco

6 mar 2015 - 10h11
(atualizado às 10h11)
Compartilhar
Exibir comentários

As barbatanas de tubarões são tão cobiçadas em alguns países que muitas vezes são arrancadas do corpo do animal sem que seja possível identificá-lo depois, um problema que pode ser solucionado a partir de uma nova ferramenta digital lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O programa iSharkFin, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em parceria com a Universidade de Vigo, na Espanha, permite reconhecer as espécies de tubarão, principalmente aquelas mais ameaças pela pesca ilegal, a partir da imagens das barbatanas, muito visadas por servir para a fabricação de produtos da indústria farmacêutica, além de ser muito usadas em sopas na China.

"A identificação é muito complexa quando a mercadoria é descarregada nos portos", explicou à Agência Efe Cástor Guisande, professor do Departamento de Ecologia e Biologia Animal da Universidade de Vigo.

Aos litorais de todo o mundo chegam navios com toneladas de barbatanas, enquanto os tubarões mortos e mutilados são lançados ao fundo do mar, uma prática proibida em alguns lugares, como a União Europeia.

A nova ferramenta permite baixar no computador ou no dispositivo móvel a imagem da barbatana, escolher quatro pontos de referência para delimitar sua forma e, apertando um botão, obter o nome da espécie em apenas alguns segundos.

Por enquanto, o iSharkfin é capaz de identificar 35 espécies de tubarões, embora o objetivo seja ampliar a base de dados e desenvolver um aplicativo para o sistema Android nos próximos meses.

O pesquisador da universidade destacou que existem 1.136 tipos de tubarões e arraias, apesar de os trabalhos se centrarem em coletar informação daquelas espécies em perigo de extinção e de interesse comercial, reduzidas a pouco mais de uma centena.

"A exploração dos recursos pesqueiros tem um claro impacto nestas espécies, que se reproduzem muito lentamente e têm má recuperação", explicou, em alusão aos tubarões.

Estes grandes predadores ocupam um nível muito alto da cadeia alimentar nos oceanos e se alimentam das espécies mais abundantes, ajudando a equilibrar povoações de diferentes tipos.

Outro valor que a barbatana do tubarão tem é a produção de pratos de luxo que impressionam na mesa. Seja pelo sabor ou pelas propriedades afrodisíacas e terapêuticas atribuídas a elas, um quilo dessa barbatana pode valer até 30 vezes mais do que a própria carne do tubarão, comentou Guisande.

Frente a esta tradição, o governo chinês está tentando evitar seu consumo em festas oficiais e, de acordo com alguns estudos, a venda tem caído no país.

Monica Barone, que dirige a equipe da FAO encarregada de desenvolver o novo software, se mostra confiante em que a ferramenta melhore as estatísticas sobre as exportações e importações mundiais desse peixe, já que inspetores de portos e gerentes ambientais já podem começar a identificação de barbatanas de tubarões com esse sistema para controlar que não sejam pescadas espécies ameaçadas.

O programa também pode ser usado por pesquisadores, docentes ou por aquelas pessoas que tenham curiosidade em identificar este animal, tão temido quanto admirado.

Além desta iniciativa, a especialista lembra que há outros aplicativos parecidos, como o desenvolvido pela Universidade de Standford, nos Estados Unidos, para fazer imagens de espécies raras de tubarão e compartilhá-las na internet em nível mundial.

"Quanto mais dados tivermos, mais significativos serão os resultados", ressaltou Monica.

E assim, em um futuro próximo, as empresas pesqueiras poderão determinar que tipo de tubarões estão capturando e "informar já a partir dos navios às autoridades" a fim de não ultrapassar as cotas estabelecidas para cada espécie.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade