PUBLICIDADE

Serra e Schwarzenegger sobem juntos ao palco em Copenhague

15 dez 2009 - 12h02
(atualizado às 12h20)
Compartilhar
Lúcia Müzell
Direto de Copenhague

A mistura pode soar estranha, mas hoje o combate ao aquecimento global levou ao mesmo palco o governador da Califórnia (EUA), Arnold Schwarzenegger, e de São Paulo, José Serra. Os dois defenderam em Copenhague que os municípios e Estados se engajem com maior vigor na preservação do planeta, sem esperar por determinações internacionais.

Serra e Schwarzenegger conversam antes de subirem juntos ao palco na COP-15
Serra e Schwarzenegger conversam antes de subirem juntos ao palco na COP-15
Foto: Divulgação

Schwarzenegger e Serra, no entanto, divergem no tipo de acordo que esperam da Cúpula do Clima. Enquanto o astro hollywoodiano, famoso por atuações em filmes como Exterminador do Futuro e Predador, deseja que Copenhague estimule os países a agir em nível nacional e estadual - aparentemente sem cobranças legais -, o tucano espera que os líderes assinem um tratado com valor jurídico.

"Talvez o maior sucesso de Copenhague seja nos dar a oportunidade de pensar melhor. Talvez o maior sucesso seja mostrar que coisas diferentes podem ser feitas, e na verdade já estão sendo feitas, em nível subnacional", disse Schwarzenegger. "Os governos do mundo todo sozinho não podem fazer progressos. Eles precisam de todos juntos, de todos os cidadãos. Eles precisam de ações de nível nacional. Essa pode ser a grande contribuição de Copenhague".

Serra falou antes de Schwarzenegger e pediu um acordo "legalmente vinculante", ou seja, que obrigue os países a se comprometerem com reduções de emissões de gases de efeito estufa. Ele deu os exemplos das ações já realizadas em São Paulo, como o controle do desmatamento e instauração de metas próprias de redução de emissões no Estado. São Paulo transformou as metas em lei e se comprometeu a diminuir 20% das emissões até 2020.

"Eu acredito que os compromissos firmados pelo Estado de São Paulo encorajam o Brasil a avançar nas suas propostas na COP-15, especialmente nas metas, mesmo se elas são voluntárias", afirmou o governador paulista, que também defendeu o etanol. "O mundo espera um acordo ambicioso, justo e legalmente vinculante."

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade