PUBLICIDADE

Scott Carpenter: 2º americano a orbitar a Terra morre aos 88 anos

10 out 2013 - 18h47
(atualizado às 20h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Scott Carpenter, que orbitou a Terra em 1962, morreu nos EUA
Scott Carpenter, que orbitou a Terra em 1962, morreu nos EUA
Foto: Getty Images

Scott Carpenter, que se tornou um dos primeiros astronautas americanos ao orbitar a Terra em 1962, morreu nesta quinta-feira em um asilo de Denver, aos 88 anos, em decorrência de complicações de um derrame, disse sua viúva, Patty.

Carpenter fez apenas um voo espacial, levando a nave Aurora 7 a dar três voltas em torno da Terra, no dia 24 de maio de 1962, poucas semanas depois do seu 37º aniversário. O voo durou menos de cinco horas, mas fez dele o quarto americano a visitar o espaço, e o segundo a orbitar a Terra, depois de John Glenn.

Ele havia participado da equipe Mercury 7, formada pela Nasa com sete pilotos em 1959 para responder ao programa espacial soviético.

Apesar de ser famoso como astronauta, Carpenter passou bem mais tempo nas profundezas oceânicas. Em 1965, como parte do projeto Sealab 2, da Marinha americana, ele ficou 30 dias vivendo e trabalhando a 62 metros de profundidade, na costa da Califórnia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade