PUBLICIDADE

Ritmo da mudança climática foi subestimado por cientistas, diz estudo

25 nov 2010 - 18h03
(atualizado em 26/11/2010 às 08h57)
Compartilhar

O ritmo da mudança climática na última década foi subestimado por parte dos cientistas pela falta de dados da variação de temperatura no Ártico e pelas mudanças do sistema de medição da temperatura dos oceanos.

Assim afirma um relatório divulgado nesta quinta-feira pelo Met Office, Escritório de Meteorologia do Reino Unido, que ressalta que os últimos dez anos representaram a década mais quente registrada até o momento, e que a tendência do aquecimento se mantém.

Os meteorologistas britânicos reconheceram que o ritmo do aquecimento do planeta desacelerou nos últimos dez anos em comparação com a década anterior, mas atribuem às variações naturais do clima.

O relatório publicado às vésperas da 16ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP-16) em Cancún, no México, indicou que o período entre setembro de 2009 e setembro de 2010 foi o segundo mais quente registrado.

O Met Office divulgou que desde a década de 1970 o aumento da temperatura variou em média 0,16 graus centígrados por década, e que nos últimos dez anos esse aumento ficou entre 0,05 graus e 0,13 graus, dependendo da fonte consultada.

A assessora-chefe sobre mudança climática, Vicky Pope, declarou que a tendência do aquecimento se reduziu ligeiramente. "Ainda há uma tendência de aquecimento, mas não tão rápida".

"A pergunta é ''por que ocorreu''. É uma questão criticada com frequência por muitos céticos sobre a mudança climática", afirmou Pope, que garantiu que existem vários fatores.

Segundo a meteorologista, o clima tem um componente de variabilidade natural, que é somado às mudanças na força do sol, ao aumento das emissões de aerossóis na Ásia devido ao aumento da atividade industrial e às mudanças na quantidade de vapor de água na estratosfera.

Neste contexto, Pope ressaltou que "poderíamos estar subestimando o aquecimento", algo relacionado sobretudo aos problemas na exatidão das medições no Ártico, onde a comunidade científica concorda que o aquecimento foi especialmente rápido nas últimas décadas.

O Escritório de Meteorologia argumentou que a estimativa está ligada à mudança do sistema de medição das águas oceânicas, com a substituição das medições em navios pelas medições com boias à deriva.

Analisando as variáveis, o Met Office acredita que as temperaturas subiram 0,03 graus centígrados acima dos registros oficiais.

"Estamos começando a sentir mudanças no clima, inclusive no Reino Unido, supostamente relacionados com o aquecimento global. Estamos vendo mais ondas de calor e menos invernos frios", disse Pope.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade