PUBLICIDADE

Resistência a remédios ameaça progresso global contra a tuberculose

Para OMS, mundo deve conseguir reverter a incidência a tuberculose até 2015 e reduzir sua mortalidade pela metade em relação a 1990

23 out 2013 - 09h00
(atualizado às 09h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Os casos de tuberculose e as mortes pela doença diminuíram desde 2012, mas avanços no controle da infecção pulmonar estão sob ameaça pela crescente resistência aos medicamentos. Em seu relatório anual sobre a tuberculose, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que o mundo se encaminha para cumprir a meta da ONU de reverter a incidência a tuberculose até 2015 e reduzir sua mortalidade pela metade em relação a 1990.

No entanto, 3 milhões de tuberculosos estão fora dos sistemas de saúde, e cepas bacterianas super-resistentes estão ameaçando o progresso.

"Um número muito grande de pessoas está ainda deixando de ser atendido, e sofrendo como resultado disso", afirmou Mario Raviglione, diretor do Programa Global de Tuberculose da OMS. "Elas não são diagnosticadas, ou não são tratadas, ou as informações sobre a qualidade do atendimento que elas recebem é desconhecida."

A tuberculose costuma ser vista como uma doença do passado, mas o surgimento na última década de cepas intratáveis com as drogas existentes fez desse um dos mais prementes problemas de saúde do mundo. De todas as doenças infecciosas, só a aids mata mais que a tuberculose.

Em 2012, estimadas 8,6 milhões de pessoas desenvolveram tuberculose, e 1,3 milhão morreram por causa da doença, incluindo 320 mil mortes entre pessoas portadoras do vírus da Aids, segundo o relatório de quarta-feira da OMS. Em 2011, havia 8,7 milhões de casos, e ocorreram 1,4 milhão de mortes.

Raviglione disse que a insuficiência de recursos está no centro de todos os obstáculos para novos avanços no combate à tuberculose. A OMS diz que seriam necessários 7 a 8 bilhões de dólares por ano para uma reação completa à epidemia global de tuberculose até 2015, e que há uma escassez orçamentária de cerca de 2 bilhões de dólares.

De acordo com o relatório, muitos programas são incapazes de atender grupos de difícil acesso --como sem-teto, miseráveis e indivíduos marginalizados--, por causa da existência de elos fracos naquilo que os especialistas chamam de "cadeia da tuberculose", associando o diagnóstico adequado a um tratado de qualidade.

A OMS estima que 75% dos 3 milhões de casos desassistidos da tuberculose se concentrem em apenas 12 países, entre os quais África do Sul, Bangladesh, Índia e Paquistão. Segundo cálculos citados no relatório, 450 mil pessoas contraíram o bacilo resistente a múltiplas drogas em 2012. Esse problema foi detectado em 27 países, principalmente China, Índia e Rússia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade