PUBLICIDADE

Protestos pelo mundo marcam primeiro dia da cúpula climática

7 dez 2009 - 08h53
(atualizado às 11h30)
Compartilhar

O início nesta segunda-feira da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (Cop15), que pretende definir a resposta mundial ao aquecimento global que ameaça o planeta, também foi marcado por protestos em todo o mundo. Em países como Filipinas, Nepal, Índia e na própria anfitriã da cúpula, Copenhague, capital da Dinamarca, os manifestantes protestaram contra a falta de ações concretas para frear as mudanças climáticas.

Manifestantes organizaram um teatro de rua para demonstrar os efeitos do aquecimento sobre a fauna, em Calcutá
Manifestantes organizaram um teatro de rua para demonstrar os efeitos do aquecimento sobre a fauna, em Calcutá
Foto: AFP

Em Copenhague, os ambientalistas instalaram uma bola de ar gigante, que simula como seria o tamanho de uma tonelada de CO2 liberada na atmosfera, do lado de fora do centro de convenções onde ocorre a Cop15. Nas Filipinas, os ativistas se reuniram com faixas em frente à Embaixada dos Estados Unidos, em Manila, reivindicando contra as destruições ambientais que causaram a devastação de propriedades e da vida de pessoas em países de terceiro mundo.

Em Katmandu, no Nepal, a organização Juventude do Nepal para Ação Climática organizou um ritual hindu para pedir atenção do planeta sobre o derretimento de geleiras na cadeia de montanhas do Himalaia. Na Índia, ativistas realizaram uma apresentação de teatro de rua em Calcutá para mostrar os efeitos do aquecimento sobre os animais.

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Com informações das agências AP, AFP e Reuters

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade