PUBLICIDADE

Progresso, clima, conflitos e refugiados: os temas-chave da Assembleia da ONU

15 set 2015 - 20h18
Compartilhar
Exibir comentários

A nova agenda global de desenvolvimento, a luta contra a mudança climática, guerras como a da Síria e a crise dos refugiados na Europa foram os focos dos primeiros debates na 70ª Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), inaugurada nesta terça-feira em Nova York.

Faltando pouco mais de uma semana para os líderes de todo o mundo começarem a chegar à cidade, o atual presidente da Assembleia, o dinamarquês Mogens Lykketoft, abriu oficialmente o novo ciclo de trabalho com um apelo à ação.

"Nesta sessão, lembraremos e celebraremos os 70 anos das Nações Unidas, mas esta será, principalmente, uma sessão para a mobilização de um compromisso mais forte para atuar", disse Lykketoft em declarações a jornalistas.

Em seu discurso inaugural, o veterano político dinamarquês apontou os temas principais da Assembleia, começando pela aprovação em uma grande cúpula na próxima semana da nova estratégia que substituirá os Objetivos do Milênio.

"Em menos de dez dias, nossos líderes se reunirão nesta sala para adotar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as 169 metas, a Agenda 2030", destacou Lykketoft, que comentou que uma de suas prioridades será assegurar que todos os atores cumpram as promessas contidas nesse documento.

Para a ONU é fundamental que esses compromissos sejam completados em dezembro com a aprovação na COP 15, em Paris, de um acordo vinculativo para lutar contra a mudança climática.

"Faremos todo o possível para apoiar um processo que desemboque em um resultado ambicioso em Paris", afirmou o presidente da Assembleia Geral.

Para além dessas prioridades, o grupo voltará a prestar atenção nas crises internacionais, especialmente a situação de vários países africanos e do Oriente Médio.

"Inúmeras pessoas continuam sofrendo no mundo. Hoje, penso especialmente nos sírios, aqueles que em seu país enfrentam uma violência terrível e que fugiram buscando desesperadamente um lugar para ter uma vida melhor", salientou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em seu discurso.

Nesse sentido, Lykketoft disse que a comunidade internacional deve atuar "aqui e agora" para responder à crise dos refugiados na Europa e para garantir que os direitos humanos das pessoas que fogem da violência sejam respeitados. Aproveitando a presença em Nova York de muitos líderes, Ban deve realizar uma reunião especial sobre essa crise no próximo dia 30.

O presidente da Assembleia ressaltou hoje que a situação é, acima de tudo, resultado "da incapacidade das Nações Unidas em concordar sobre como deter as guerras e conflitos que são a raiz desta catástrofe humanitária".

"O momento é de atuar e acabar com os conflitos", disse Lykketoft, que sucede à frente da Assembleia o ugandense Sam Kutesa.

Todos esses assuntos serão centrais nos debates que os chefes de Estado e de governo de todo o mundo manterão a partir do dia 28 deste mês. Por ocasião dos 70 anos da ONU, espera-se que a reunião tenha sua melhor participação em tempos. Entre outros, estarão em Nova York o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; o iraniano, Hassan Rohani; e a grande maioria de presidentes latino-americanos e europeus.

Também está prevista a presença de líderes que nunca estiveram na Assembleia Geral ou que passaram muitos anos sem comparecer, como o chinês Xi Jinping, o russo Vladimir Putin ou o cubano Raúl Castro.

Para o próximo ano, Lykketoft anunciou que a Assembleia realizará três grandes debates temáticos sobre o desenvolvimento sustentável e o clima; as políticas de paz e segurança; e a proteção dos direitos humanos. Além disso, adiantou que buscará dar mais transparência ao processo de seleção do próximo secretário-geral da ONU e se mostrou favorável ao pedido feito por um bom número de países para que o posto seja ocupado, pela primeira vez, por uma mulher.

Por último, Lykketoft prometeu que irá continuar tentando avançar na reforma do Conselho de Segurança para torná-lo mais representativo, um processo que há anos está parado.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade