PUBLICIDADE

Presidente da Colômbia anuncia descoberta de galeão espanhol San José

4 dez 2015 - 23h17
Compartilhar
Exibir comentários

O galeão San José, um navio símbolo da Marinha espanhola que afundou no Caribe no século XVIII após ser atacado por piratas ingleses, em frente ao litoral de Cartagena das Índias carregado de ouro, foi descoberto no fundo do mar, anunciou nesta sexta-feira o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.

"Grande notícia: Encontramos o galeão San José!", disse Santos em sua conta no Twitter, onde acrescentou que os detalhes da descoberta serão dados no sábado em Cartagena.

O navio dotado de 60 canhões, que partiu de Cartagena rumo à Espanha carregado de ouro do vice-reinado de Nova Granada, prata do Peru e pedras preciosas, foi a pique no dia 8 de junho de 1708 após ser atingido pelos tiros de canhão ingleses, em uma breve batalha contra a frota espanhola que fazia a "rota dos galeões".

A embarcação transportava para a Espanha uma riqueza que os arqueólogos marítimos colombianos avaliaram em cerca de US$ 5 bilhões.

Segundo diferentes fontes históricas, nas águas territoriais colombianas podem estar por volta de 1.100 galeões espanhóis carregados com ouro, prata e pedras preciosas que naufragaram ou foram afundados por piratas entre os séculos XVII e XVIII.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade