PUBLICIDADE

Ásia

Poluição do ar em Cingapura continua em níveis preocupantes

21 jun 2013 - 05h07
(atualizado às 05h51)
Compartilhar
Exibir comentários

A contaminação do ar aumentou nesta sexta-feira em Cingapura, elevando ainda mais os níveis de periculosidade para a saúde e as autoridades pediram à população que limite as suas atividades a céu aberto devido à fumaça causada pelos incêndios na Indonésia.

O índice de poluição da cidade-Estado alcançou nesta manhã os 400 pontos, superando assim os 371 de ontem e está 100 pontos acima do nível considerado "perigoso", informou em seu site a Agência Nacional para o Meio Ambiente.

É o nível mais elevado desde que a nuvem de fumaça gerada pelos incêndios na ilha de Sumatra chegou a Cingapura na sexta-feira da semana passada, o que provocou o pior caso de poluição atmosférica na cidade-Estado desde 1997.

As autoridades cingapurianas pediram que idosos, mulheres grávidas, crianças e pessoas com doenças crônicas evitem as atividades ao ar livre e utilizem máscaras.

A névoa que paira entre os arranha-céus e a baía de Cingapura também afeta a Malásia, onde 200 escolas foram fechadas no sul do país e foi suspensa a corrida popular que aconteceria no domingo em Kuala Lumpur, informou o jornal "Star".

Todos os anos a região sofre com a poluição nesta época, causada pela fumaça de centenas de incêndios na ilha de Sumatra, a maioria deles provocados para abrir espaço nos terrenos para a agricultura e a exploração do óleo de palma.

Na Indonésia, o jornal "Jakarta Post" utilizou seu editorial para exigir que o governo tome medidas para conter a fumaça que "não só altera o transporte, reduz a atividade econômica e afeta à saúde, mas também põe em risco a reputação do país".

As autoridades de Jacarta atribuíram os incêndios aos investidores estrangeiros que possuem plantações em Sumatra, entre eles empresas de Cingapura e Malásia, e pediram que os cingapurianos não reagissem "como crianças" por causa da fumaça.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade