PUBLICIDADE

Planeta 'expulso' do Sistema Solar pode ter sido gigante de gelo

Planeta 'expulso' do Sistema Solar pode ter sido gigante de gelo

23 nov 2011 - 10h33
(atualizado às 13h36)
Compartilhar

O planeta gigante que provavelmente fez parte do Sistema Solar à época de sua formação pode ter sido um gigante de gelo e sua massa deveria ser comparável a de Urano e Netuno. As afirmações são do astrônomo David Nesvorny do Southwest Research Institute de Boulder, EUA, que em uma série de simulações em computador concluiu que um planeta "extra" foi expulso do Sistema Solar milhões de anos atrás.

Depois de 6 mil simulações, Nesvorny chegou à conclusão que um Sistema Solar como o nosso deve ter começado seus dias com ao menos 5 planetas gigantes, o que inclui o planeta perdido.

Esses mesmos modelos computacionais indicam que os planetas ainda não possuíam as órbitas atuais, e que muitas vezes se cruzavam pelo espaço - somente há poucos bilhões de anos começaram a seguir a trajetória que hoje conhecemos. Segundo o site especializado Space, quando nosso sistema ainda tinha apenas 600 milhões de anos, 4 bilhões de anos atrás, ele passou por período de instabilidade e foi nesse momento, provavelmente, que o "planeta de gelo perdido" foi cuspido para além das nossas fronteiras.

Nos últimos anos, um grande número de planetas perdidos foi descoberto vagando pelos campos interestelares, ou seja, a expulsão de planetas de outros sistemas solares pode ser mais comum do que se esperava. "Esse trabalho levanta questões intrigantes sobre os primeiros momentos do nosso Sistema Solar", disse Nesvorny para o site.

Por exemplo, tradicionalmente, a maioria dos pesquisadores esteve focada nos planetas gigantes, seus satélites, no Cinturão de Kuiper, e suas interações ¿ isso é o que existe atualmente na parte mais distante no sistema. Mas e os outros planetas que novos modelos astronômicos sugerem? Para onde eles foram?" - questiona-se Nesvorny.

A ilustração artística representa como seria o planeta expulso do Sistema Solar
A ilustração artística representa como seria o planeta expulso do Sistema Solar
Foto: SwRI / Divulgação
Geek
Compartilhar
Publicidade