Pesquisadores localizam espécie de pássaro que come morcegos

16 set 2009 - 18h59
(atualizado em 17/9/2009 às 10h54)

Os pássaros canoros típicos têm dietas corriqueiras - sementes ou certos insetos, bem como frutas. Mas existem exceções. Em uma caverna da Hungria, pesquisadores localizaram espécimes de chapim real que estavam caçando e comendo morcegos de pequeno porte.

Espécie de chapim real (Parus major) encontrada em uma caverna da Hungria estava caçando e comendo morcegos de pequeno porte
Foto: Getty Images

O chapim real (Parus major) em geral se alimentam de insetos, ainda que já houvesse informações sobre pássaros que se alimentam de morcegos, na Hungria e Polônia.

Peter Estok, do Instituto Max Planck de Ornitologia, na Alemanha, e seus colegas, conduziram observações sistemáticas durante dois invernos em uma caverna nas montanhas Bukk, nordeste da Hungria, e registraram 18 incidentes de predação. O estudo foi publicado pela revista Biology Letters.

Os pesquisadores constataram que, se deixassem comida para os pássaros regularmente fora da caverna, a predação em geral desaparecia. Isso sugere que comer morcegos é um último recurso para os pássaros, que não migram e precisam se virar com comida limitada no inverno.

Tradução: Paulo Migliacci ME