PUBLICIDADE

Vírus HIV é destruído em uma célula pela primeira vez

Um estudo realizado pela Universidade de Temple, na Filadélfia (EUA), conseguiu dar um passo importante na cura para a doença

22 jul 2014 - 11h32
(atualizado às 12h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Mortes em decorrrência do HIV no Brasil caíram a uma taxa anual de 2,3% entre 2000 e 2013
Mortes em decorrrência do HIV no Brasil caíram a uma taxa anual de 2,3% entre 2000 e 2013
Foto: Thinkstock / BBC News Brasil

É a primeira vez em que os cientistas conseguem erradicar totalmente qualquer traço do vírus HIV de células infectadas. A pesquisa, publicada na revista norte-americana PNAS, dificilmente poderá ser aplicada em seres humanos, mas já mostra um caminho para a cura da Aids.

Siga Terra Estilo no Twitter

Os pesquisadores fizeram uma espécie de 'cirurgia' nas células e encontraram uma maneira de operar o DNA e destruir o vírus da Aids. "É uma descoberta importante porque, pela primeira vez, mostramos que o vírus pode ser erradicado de uma cultura de células humanas", disse o médico Kamel Khalili, que liderou a pesquisa, à CBS.

"Basicamente, convertemos células infectadas a não infectadas, e isso é muito importante porque as terapias atuais não conseguem eliminar o vírus das células", explicou Khalili.

O médico mostrou um fragmento de célula infectada pelo HIV, destacada em verde. Então, ele apresentou outro fragmento em que o HIV havia desaparecido, resultado da cirurgia de genes da pesquisa de Temple. "Temos um método para eliminar o HIV das células em laboratório", contou Khalili.

"Agora o próximo passo é encontrar uma maneira de transpor a descoberta dos laboratórios para os seres humanos", continuou. O processo ainda é muito complexo para ser realizado em um organismo completo, já que existe uma variedade enorme de células infectadas, mas é um primeiro passo importante.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade