PUBLICIDADE

Transplante de cabeça pode ser realidade em breve,diz médico

Críticos dizem que teoria do italiano Sergio Canavero é “pura fantasia”

26 fev 2015 - 11h37
(atualizado às 11h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Desenho de transplante de cabeça realizado em um macaco há 40 anos
Desenho de transplante de cabeça realizado em um macaco há 40 anos
Foto: The Mirror / Reprodução

Parece mais um roteiro de filme de terror, mas pode se tornar realidade – e em breve: o transplante de cabeça humana poderá ser testado já em 2017, segundo defende o médico italiano Sergio Canavero, do Grupo Avançado de Neuromodulação de Turin. As informações são do The Mirror.

A equipe liderada por Canavero apresentará um projeto em uma conferência médica da Academia de Cirurgias Neurológicas e Ortopédicas (AANOS), que acontecerá em junho nos Estados Unidos.

Segundo acredita o médico italiano, o transplante de cabeça poderá ajudar pessoas com doenças musculares degenerativas e com câncer. Testes básicos começaram a ser realizados em 2013 e agora o médico acredita que os maiores obstáculos tenham sido superados para que aconteça uma bem-sucedida fusão da medula espinal com uma nova cabeça, assegurando o sistema imunológico do corpo não a rejeite.

Basicamente, para o procedimento, a ideia é que o corpo do doador seja mantido congelado para manter as células o máximo possível sem oxigênio. Depois disso, o tecido em volta do pescoço seria dissecado e os grandes vasos sanguíneos seriam ligados utilizando tubos minúsculos. Assim, as medulas espinhais seriam limpas, cortadas do destinatário e movidas para o corpo do transplantado. Posteriormente, a pessoa iria ser colocada em coma por cerca de quatro semanas e, somente depois disso, poderia iniciar um processo de adaptação (como aprender a andar de novo, o que poderia levar até um ano).

Os críticos de Canavero dizem que a teoria é “pura fantasia”. Ele defende a ideia após 40 anos desde o primeiro transplante de cabeça feito em um macaco, além de uma operação similar em um rato realizado recentemente com sucesso na China.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade