PUBLICIDADE

Tenistas que gemem durante jogos obtêm vantagem, sugere estudo

3 out 2010 - 19h19
(atualizado às 20h48)
Compartilhar

Os grunhidos proferidos por alguns tenistas durante partidas podem lhes garantir vantagens reais sobre seus oponentes, segundo um estudo científico.

Testes realizados por pesquisadores dos EUA e do Canadá mostraram que, do ponto de vista dos adversários, "sons de fora interferem na performance, fazendo com que suas respostas sejam mais lentas e menos precisas".

Algumas estrelas do tênis, como Martina Navratilova, chegaram a criticar os gemidos de adversários. Enquanto isso, Maria Sharapova e Rafael Nadal estão entre os tenistas mais "barulhentos" em quadra.

Vídeos

O estudo, divulgado pela publicação ONE, da Public Library of Science, foi feito a partir de testes com 33 estudantes na Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.

Os estudantes assistiram a centenas de vídeos que mostravam um jogador - que por vezes gemia - dando raquetadas à esquerda ou à direita. Aos cobaias cabia determinar rapidamente a direção da bolinha.

"Quando o vídeo continha gemidos, os participantes (do estudo) não só reagiam mais lentamente, como tinham um nível de precisão menor. Então podiam ser pegos no contrapé, se estendermos (o cenário) a uma quadra de tênis real", disse à BBC o autor do estudo, Scott Sinnett.

A pesquisa disse, ainda, que os grunhidos poderiam dificultar o adversário se este tentasse prever a curva ou a velocidade da bola a partir do som feito pela raquete.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade