PUBLICIDADE

Telhado branco reduziria aquecimento, diz ministro de Obama

27 mai 2009 - 19h29
(atualizado às 19h53)
Compartilhar

O secretário de Energia dos Estados Unidos, Steven Chu, cientista ganhador de um prêmio Nobel, disse que cobrir telhados e calçadas com materiais brancos ou de cor clara poderia ajudar a combater o aquecimento global, pois estas cores refletiriam a luz do sol de volta para o espaço.

Chu fez uma palestra sobre o assunto na terça-feira, em Londres, durante simpósio organizado pela University of Cambridge, com a participação de vários ganhadores do Nobel e especialistas em mudanças climáticas. O cientista disse que o simples ato de pintar os telhados de branco diminuiria dramaticamente a quantidade de energia usada para manter os prédios confortáveis, assim como combateria o aquecimento do planeta ao aumentar a capacidade de reflexão da Terra.

A proposta de Chu não é nova. Há um ano, o cientista americano Hashem Akbari vem liderando uma campanha para que grandes cidades do mundo sejam "resfriadas" - ou seja, cobertas com materiais de cores claras - de forma a combater o aquecimento.

Em entrevista em fevereiro, Hashem Akbari, do Lawrence Berkeley National Laboratory, na Califórnia, afirmou que, se esse recurso for utilizado por habitantes das grandes cidades do planeta, o processo de aquecimento global pode ser retardado, dando tempo à humanidade na busca de soluções para diminuir as emissões de carbono.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade