1 evento ao vivo

Sete refrigerantes têm substância cancerígena, diz pesquisa

5 mai 2009
13h33

Quem toma refrigerante com regularidade está consumindo calorias sem nutrientes e benzeno. Além disso, a criançada pode estar ingerindo corantes que podem provocar alergia e hiperatividade. Finalmente, uma das bebidas tem substâncias que sequer aparecem no rótulo.

Essas foram as principais conclusões de uma nova avaliação de refrigerantes realizada pela Pro Teste. Foram analisados 24 produtos nas versões tradicionais, light e zero. Em comum, todas têm pouquíssimo valor nutricional e muito sódio ¿ o que favorece a ocorrência de hipertensão.

Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

A Coca-Cola, responsável pela Fanta, afirmou, em nota, que cumpre a lei e que os corantes de bebidas são descritos no rótulo. Afirma, ainda, que o benzeno está presente em alimentos e bebidas em níveis muito baixos, de acordo com o jornal Folha de São Paulo.

Fonte: O Dia
publicidade