PUBLICIDADE

Professor de Harvard cria pílula para despertar ouvido absoluto em adultos

7 jan 2014 - 09h45
(atualizado às 10h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Um professor da Universidade Harvard garante ser capaz de ensinar adultos a desenvolver o ouvido absoluto através de uma pílula que desperta novamente no cérebro a capacidade de aprendizado apresentada pelas crianças. O ouvido absoluto - a capacidade de identificar qualquer nota musical que se ouve - é uma habilidade muito rara, encontrada em apenas cerca de 1 em cada 10 mil pessoas. Artistas como Michael Jackson e Ella Fitzgerald tinham essa capacidade, que agora poderá ser acessível a qualquer pessoa - mesmo passado o período em que esse talento costuma aparecer, segundo o cientista. As informações são do The Independent.

A pesquisa do professor de biologia celular e molecular Takao Hensch foi descrita no periódico científico Frontiers e detalha como pessoas sem treinamento musical que passaram pelo teste receberam uma pílula de Valproato - um antiepiléptico - e então tiveram testada sua capacidade de identificar sons. O grupo testado apresentou uma resposta ao tratamento melhor do que a esperada.

"É (um resultado) bastante notável, já que não há relatos conhecidos de adultos adquirindo ouvido absoluto", afirmou Hensch. Ele também comentou que, apesar de cientistas considerarem que há algo de genético influenciando na escolha de quem pode ter ouvido absoluto, o fator principal ainda é a experiência nos primeiros anos de vida.

A pesquisa abre a possibilidade para que outras habilidades, como a capacidade de aprender línguas diferentes, sejam desenvolvidas com mais facilidade na idade adulta. "Acho que estamos nos aproximando desse dia, porque temos conseguido compreender em maiores detalhes como o cérebro se desenvolve", garantiu o professor.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade