PUBLICIDADE

Primark começa a pagar indenizações às vítimas do desabamento em Bangladesh

25 mar 2014 - 12h50
Compartilhar

A cadeia irlandesa de lojas de roupa Primark informou nesta terça-feira que já começou a pagar as indenizações às vítimas do desabamento de um edifício que abrigava uma de suas filiais em Bangladesh.

O maior acidente têxtil da história do país, que causou 1.127 mortes e deixou 2.438 pessoas feridas, ocorreu no dia 24 de abril de 2013, quando um complexo de nove andares, com cinco oficinas que produziam peças para importantes marcas estrangeiras de roupas e acessórios, desabou no subúrbio industrial de Savar, situada nos arredores de Daca.

Segundo um porta-voz da Primark, a companhia destinará US$ 9 milhões ao pagamento de indenizações "de longa duração" para 580 pessoas que trabalhavam para seu fornecedor no edifício derrubado, a empresa New Wave Bottoms.

A Primark também fornecerá US$ 3 milhões a um "fundo de doadores" criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para ajudar os trabalhadores, segundo a empresa.

Através de um comunicado, emitido na última semana, a Primark informou que o começo do pagamento das compensações se tornou viável após "construtivas conversas" com a OIT sobre o assunto, as quais foram realizadas ao longo deste mês em Genebra, na Suíça.

A Primark também lembrou que, logo após o acidente no edifício Rana Plaza, prometeu fazer frente a "suas responsabilidades" com os funcionários da New Wave Bottoms e suas famílias.

As compensações serão entregues através de um só pagamento por meio dos bancos BRAC e Bkash, um processo que a gigante têxtil deverá finalizar em um prazo de 12 meses, segundo a nota.

EFE   
Compartilhar
Publicidade