0

Pessoas obesas podem ter paladar mais apurado, diz estudo

Pessoas obesas podem ter paladar mais apurado, diz estudo

2 mai 2011
10h09
atualizado às 10h44

Uma tese de doutorado da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) sugere que adultos obesos ou com sobrepeso podem ter um paladar mais apurado para identificar o gosto doce nos alimentos do que pessoas com o peso normal. Mas também pode ocorrer o contrário: consumir mais alimentos com sal devido ao desenvolvimento de rejeição por alimentos adocicados.

Testes indicaram que as mulheres preferem menores quantidades de açúcar e que os participantes com excesso de peso perceberam mais facilmente o gosto doce. "Foi uma surpresa, porque se achava que as pessoas com sobrepeso ou obesas perceberiam com menor intensidade o gosto doce e, por isso, consumiriam mais alimentos adocicados", disse a autora da pesquisa. Uma das hipóteses levantadas para a maior sensibilidade ao gosto doce por parte das pessoas com sobrepeso ou obesas foi o próprio hábito de consumir mais alimentos adocicados.

Para verificar se existe diferença na forma como as pessoas percebem os gostos básicos em função da idade, estado nutricional e sexo, o estudo propôs uma série de testes sensoriais com 123 adultos. Foram utilizados suco de laranja, para avaliar a percepção do gosto doce, e purê de batata, para avaliar a sensibilidade ao gosto salgado e a percepção de gordura.

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade