PUBLICIDADE

Pesquisadores sugerem que ratos podem imitar e aprender sons

11 out 2012 - 09h55
Compartilhar

Décadas depois de ratos aparecerem cantando nas telas de televisão, cientistas estão provando que os roedores podem realmente aprender música. Um estudo da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, Estados Unidos, sugere que esses animais são capazes de imitar e aprender determinados sons. Além disso, um rato macho, que usa músicas estridentes para impressionar as fêmeas, também muda o tom quando existe uma "concorrência" por perto.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, os resultados sugerem que ratos podem imitar e aprender gritos e sons considerados complexos. Essa habilidade, também chamada de aprendizado vocal, era, a princípio, conhecida somente em humanos e alguns animais, como pássaros, golfinhos, baleias, morcegos, elefantes, leões-marinhos e focas. Com ratos sendo muito usados em pesquisas médicas, o resultado desse estudo poderia ajudar condições que apresentam problemas na comunicação, como o autismo.

Pesquisadores já sabiam que ratos podem assobiar ou "cantar" quando estão tentando atrair uma fêmea, mas acreditava-se que seus "gritos" ultrassônicos eram produzidos instintivamente, com alguns pensamentos no processo. Contudo, quando os cientistas americanos colocaram machos de dois diferentes tipos em uma gaiola, um deles gradualmente ajustou sua "música" para que fosse semelhante à dos outros.

A descoberta de que se os animais perdem sua audição, começam a cantar desafinado, também combina com a definição da pesquisa. Outra evidência surgiu com uma série de testes que mostraram similaridades entre a maneira com que o cérebro de humanos e de ratos produz música.

Segundo o jornal PLoS One, os animais passaram nos cinco testes de aprendizado de vocal. "Nossos resultados mostram que ratos possuem as cinco características que cientistas associam com o aprendizado vocal", afirmou o pesquisador Erich Jarvis. "Em ratos, não existe o nível avançado encontrado em humanos e pássaros", completou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade