PUBLICIDADE

Pesquisadores descobrem 1º dinossauro 100% chileno

17 mar 2011 - 15h27
(atualizado às 16h34)
Compartilhar

O Atacamaticán, um gigantesco dinossauro herbívoro que habitou o norte do Chile há cerca de 100 milhões de anos, converteu-se na primeira espécie descrita exclusivamente como chilena, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira e validado pela revista científica Anais da Academia Brasileira de Ciências.

"O Atacamatitán chilensis é o primeiro dinossauro a ser batizado no Chile", afirmou o paleontólogo David Rubilar, integrante da equipe que realizou a descoberta. "Esta nova espécie fóssil permitirá ampliar o conhecimento dos dinossauros na América do Sul e representa uma grande contribuição para a paleontologia nacional", acrescentou o pesquisador.

Trata-se de uma nova espécie de dinossauro gigante, o titanossauro, de caráter herbívoro, com pescoço e cauda muito longos, de cerca de 8 m de comprimento e com cerca de 5 t. A particularidade desse dinossauro são suas pernas mais magras, reflexo da geografia do local onde esses animais viveram no passado e de sua alimentação, segundo o cientista.

"Sua particularidade foi diagnosticada a partir das vértebras do dorso e da cauda e pelo formato do fêmur, mais fino do que em que qualquer titanossauro já descoberto", explicou Rubilar. "Não é nem o maior nem o menor, sua principal característica distintiva está no fêmur", acrescentou o especialista.

Os restos desse dinossauro foram encontrados em 2000 onde fica hoje o deserto do Atacama, o mais árido do mundo, localizado no extremo norte do Chile com uma extensão de mais de 100 mil km² e com períodos de até 300 anos sem chuvas.

"O Atacamaticán se alimentava dos frutos das araucárias, o que indica que, naquela época, o deserto do Atacama não era um lugar tão árido como agora", explicou Rubilar, paleontólogo do Museu de História Natural do Chile.

Concepção artística mostra como seria o dinossauro, que viveu há cerca de 95 milhões de anos
Concepção artística mostra como seria o dinossauro, que viveu há cerca de 95 milhões de anos
Foto: Museu Nacional / Divulgação
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade