PUBLICIDADE

Pesquisa: crocodilos surfam no mar para viajar entre ilhas

8 jun 2010 - 08h42
(atualizado às 08h55)
Compartilhar

Crocodilos de água salgada, que vivem no Pacífico Sul, são capazes de viajar entre ilhas surfando, diz uma nova pesquisa que teve participação do "caçador de crocodilos" Steve Irwin, que morreu poucos meses após o início do estudo. A espécie é o maior réptil do planeta e pode ser encontrado do leste da Índia a Fiji e do sul da China ao norte da Austrália. As informações são da National Geographic.

O crocodilo é um bom nadador em curtas distâncias, mas não aguentava as longas e cansativas viagens
O crocodilo é um bom nadador em curtas distâncias, mas não aguentava as longas e cansativas viagens
Foto: Getty Images

Segundo a pesquisa, já se imaginava que os crocodilos viajavam entre as ilhas devido à variedade genética do animal. Contudo, até agora, os cientistas não sabiam como ele conseguia viajar, já que o crocodilo é um bom nadador em curtas distâncias, mas não aguentava as longas e cansativas.

A pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, e de Irwin começou em 2006 a tentar solucionar o mistério. O grupo prendeu transmissores em 27 crocodilos, além de sensores que registravam a temperatura e a profundidade das águas. No rio onde os animais foram encontrados, em Queensland, foram instalados postes que interpretavam o sinal dos transmissores e permitiam aos pesquisadores encontrarem os crocodilos.

Após analisar os dados coletados durante um ano, a equipe descobriu que após 10 km de jornada, os répteis faziam uso de correntes marítimas, surfando sobre a água que passava na foz dos rios. Se as correntes mudassem, os animais podiam subir em bancos de areia ou nas beiras dos rios, esperando condições mais favoráveis para surfar.

Os dados da viagem no oceano aberto foram parecidos, indicando que os animais utilizavam as correntes para surfar por 100 km ou mais. Os crocodilos gastavam cerca de 25 dias em uma viagem de 590 km na costa do cabo York, na Austrália.

Instinto navegador

Os pesquisadores ainda tentam entender o motivo das viagens dos crocodilos. Elas não parecem ser migratórias, já que não há repetição de padrões. Pode ser uma jornada por parceiros ou por comida - eles preferem ilhas pequenas, onde podem caçar tartarugas marítimas que foram à costa para por ovos.

Segundo os pesquisadores, apesar de não se saber o porquê da viagem, os instintos de navegação dos animais são impressionantes. "Se você pensar na maioria dos animais que viajam longas distâncias, ele nadarão de uma direção", diz o pesquisador Craig Franklin. Contudo, com os crocodilos a viagem "não é em linha reta, então eles devem ter uma capacidade muito sofisticada de navegação".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade