PUBLICIDADE

Parasita pode ter feito 60 milhões de vítimas nos EUA

O Toxoplasma gondii é encontrado nas fezes dos felinos

12 nov 2014 - 17h17
(atualizado às 17h17)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Os gatos são os hospedeiros favoritos do <em>Toxoplasma gondii</em></p>
Os gatos são os hospedeiros favoritos do Toxoplasma gondii
Foto: Wikimedia

O parasita Toxoplasma gondii pode ter infectado 60 milhões de pessoas nos Estados Unidos, de acordo com o Centers for Disease Control, informou a Fox2now.com.

O termo 'parasita controlador de mentes' pode parecer até coisa de filme de ficção científica, mas há indícios de que o Toxoplasma causa mudanças na personalidade, comparadas a doenças mentais como a esquizofrenia, autismo e Alzheimer.

Ainda de acordo com o Professor de Microbiologia Bill Granath, da Universidade de Montana, estudos mostraram que o parasita está vinculado a suícidios e que as mulheres são mais vulneráveis a tomar essa drástica medida.

"Alguns estudos mostram como o parasita ataca certos nervos e manipula vários neurotransmirrores, além de causar várias doenças mentais", explica o professor. "Há relatórios na Dinamarca que mostram uma correlação entre mulheres donas de gatos e vários problemas mentais", acrescenta.

O Toxoplasma também é vinculado aos suicídios cometidos pelos veterinários, embora não haja comprovação definitiva de que o fenêmeno seja causado pelo parasita. De acordo com o veterinário Trevor Ferguson, o suicídio é um dos primeiros temas discutidos com os estudantes, já que a profissão carrega o risco de contaminação por doenças transmitidas por animais, mas para ele é improvável que a doença esteja associada a essa patologia.

Nos roedores, o parasita cria um fenômeno chamado síndrome de atração fatal, que elimina o medo natural que eles têm dos gatos. Assim, eles são naturalmente atacados pelos felinos, e esses infectados pelo parasita. "É como se o parasita manipulasse o hospedeiro intermediário para aumentar seu poder de transmissão ao próximo hospedeiro", completa.

Segundo o pesquisador, os gatos são os animais que os parasitas mais gostam de hospedar porque são o único animal no qual eles podem fazer cópias de si mesmo. Os ovos dos parasitas ficam contidos nas fezes dos gatos e os humanos costumam ingeri-los acidentalmente, seja por meio do manuseio da caixa de areia, seja por meio do ambiente.

Embora tenhamos de ficar em alerta, não há razão para pânico, segundo Granath. Tudo o que precisamos fazer é limpar a caixa de areia com frequência e garantir que a carne tenha sido bem cozida antes de ser consumida. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade