PUBLICIDADE

Nova espécie de dinossauro gigante é descoberta em Angola

Nova espécie de dinossauro gigante é descoberta em Angola

17 mar 2011 - 13h11
(atualizado às 19h27)
Compartilhar

Fósseis de um dinossauro, que segundo os cientistas é um dos maiores que já viveu no planeta, foram descobertos em Angola, na África. A pesquisa, publicada na quarta-feira nos anais da Academia Brasileira de Ciências, aponta que a criatura era um herbívoro de pescoço comprido. Segundo o site do Daily Mail, o dinossauro foi chamado de Angolatitan adamastor.

Pesquisadores escavam parte de um membro fossilizado do dinossauro em Angola
Pesquisadores escavam parte de um membro fossilizado do dinossauro em Angola
Foto: AP

A equipe internacional de pesquisadores afirmou que as características únicas do esqueleto fossilizado indicam que corresponde a uma espécie até então desconhecida, que teria vivido a cerca de 90 milhões de anos. A descoberta no país é a primeira desde 1960, após anos de guerra civil.

Segundo o pesquisador português Octávio Mateus, do Centro de Estudos Geológicos da Universidade Nova de Lisboa, a falta de dinheiro tem sido a maior barreira para novas descobertas. Apesar do passado conturbado do país, ele afirma que não tem problemas com as minas terrestres e com a segurança.

O especialista descobriu o fóssil em 2005. Desde então, novas escavações e pesquisas foram feitas e o estudo passou pela revisão de diversos especialistas até a publicação na quarta-feira.

O nome científico da nova espécie, Angolatitan adamastor, quer dizer Titã de Angola. O pesquisador português acrescentou o apelido "Adamastor", numa referência à figura mitológica da obra Os Lusíadas, de Luís de Camões, que representava os perigos que os portugueses enfrentaram nas viagens de descoberta pela costa africana.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade