Neandertais eram desmamados muito jovens, indica estudo

22 mai 2013 - 15h00
Exibir comentários
Modelo de dente molar mostra padrões acentuados para refletir presença de bário: amostras revelam que homem-de-neandertal teve desmame precoce, quando comparado aos humanos modernos
Foto: Ian Harrowell, Christine Austin e Manish Arora / Divulgação

A transição de dieta em jovens neandertais durante o Paleolítico Médio mostra um padrão de alimentação feito exclusivamente por leite materno durante sete meses, seguido de sete meses de suplementação em bebês. Dentes de crianças humanas e primatas daquela época recolhidos para a pesquisa mostram, por meio de análise da distribuição do elemento químico bário, as mudanças no corpo através de um prematuro processo de desmame. Depois desse período, os níveis de bário retornaram ao padrão pré-natal - indicando uma interrupção abrupta de amamentação ao 1 ano e dois meses de idade.

Realizado por pesquisadores de instituições americanas e australianas, o estudo, a ser publicado na edição desta semana da revista científica Nature, apresenta detalhes sobre a evolução da vida humana há dezenas de milhares de ano antes de Cristo, assim como a ontogenia (estudo das origens e desenvolvimento de um organismo) dentária em primatas selvagens e investigações a respeito da saúde humana através da reconstrução da história da amamentação.

O desmame (quando o bebê ou o filhote deixa de mamar o leite materno, passando a consumir alimentos sólidos) é concluído muito mais cedo - com anos de antecedência - nos humanos modernos em comparação com outros primatas de grande porte. Pesquisas multiculturais de sociedades não industrializadas revelam uma notável variação entre as práticas de desmame; no entantom, entre animais essa transição permanece sem ser estudada.

O estudo publicado na Nature não informa, no entanto, se essa prática precoce de desmame contribuiu de alguma forma para a extinção do homem-de-neandertal (Homo neanderthalensis).

INFOGRÁFICO

Você Sabia?
É possível recriar animais extintos a partir de seu DNA?