PUBLICIDADE

Nature: pesquisa de cientista brasileiro pode ser destaque de 2014

2 jan 2014 - 14h46
Compartilhar
Exibir comentários
Nicolelis mostra primeiros movimentos de exoesqueleto:

O projeto liderado pelo brasileiro Miguel Nicolelis que pretende levar uma pessoa paralisada a dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014 - com o auxílio de um exoesqueleto - pode ser um dos grandes destaques na ciência neste ano. A afirmação é da revista especializada Nature, uma das mais influentes no planeta (ao lado da Science).

Segundo a Nature, além do projeto Andar de Novo, de Nicolelis, cientistas tentam também fazer paraplégicos voltarem a andar com outro tipo de iniciativa: conectar os cérebros diretamente às áreas danificadas, sem o uso de exoesqueleto. Esses pesquisadores podem ter seu grande momento em 2014, já que os Estados Unidos e a Europa estão investindo muito dinheiro na área.

A revista destaca ainda a tentativa de cientistas japoneses de criar novos modelos animais ao modificar geneticamente primatas para que eles tenham deficiências ou desordens cerebrais. Se a iniciativa levanta questões éticas, pode levar também a um grande avanço nas pesquisas na área médica

Em 2014, devemos ficar de olho também nas sondas espaciais. Temos a europeia Rosetta, que tem como alvo um cometa. Mas o principal astro do ano nas missões robóticas deve ser Marte. Além de uma iniciativa indiana, o planeta deve ser visitado pela Maven, da Nasa. A Curiosity, que já está há algum tempo no solo da quarta pedra do Sistema Solar, deve finalmente chegar a seu objetivo: Aeolis Mons, onde vai procurar por evidências de água.

Dois testes de medicamentos contra o câncer trazem esperança: as drogas nivolumab e lambrolizumab, que são de laboratórios competidores, já tiveram (em estudos iniciais) resultados melhores que o ipilimumab, que trata melanoma em estágio avançado. Os dois medicamentos agem ao ativar o sistema imunológico para que este ataque as células do câncer.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/ciencia/infograficos/retro-science/" href="http://noticias.terra.com.br/ciencia/infograficos/retro-science/">Science: novo tratamento contra o câncer é maior feito de 2013</a>

O uso de perovskita em painéis solares pode levar a uma maior eficiência da conversão da luz do Sol em energia elétrica.

Uma pesquisa contra o HIV - que "ativa" anticorpos contra o vírus - deu certo em macacos e será testada em humanos em 2014. Os resultados são esperados para a primavera.

A empresa Oxford Nano-pore Technologies, do Reino Unido, vai lançar - após uma década de pesquisas - um pequeno sequenciador de DNA. Do tamanho de um cartão de memória, o equipamento pode sequenciar o código genético com mais eficiência que os equipamentos atuais - e em tempo real.

Os grupos II e III do relatório climático da ONU serão publicados em novembro e vão mostrar dados sobre os impactos do aquecimento global e como a sociedade pode se adaptar ou mitigar esses efeitos.

O time do satélite Planck, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), vai divulgar dados sobre como a polarização de fótons da radiação de fundo em micro-ondas varia ao longo do céu. Isso pode mostrar evidência de que ondas gravitacionais perturbaram o espaço-tempo no início do universo.

Por fim, a revista destaca que as células-tronco voltarão a ocupar o papel principal em muitos palcos da ciência em 2014. Em dois experimentos em humanos destacados pela Nature (os únicos dois autorizados nos Estados Unidos), uma empresa da Califórnia vai implantar células-tronco embrionárias nos olhos de 30 pessoas com um tipo de cegueira degenerativa não tratável.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade