Mudança climática pode alterar fluxo de água dentro das árvores

23 nov 2012 - 12h17

As secas, causadas pelas mudanças climáticas, podem causar um colapso no fluxo de água no interior das árvores, ocasionando mortalidade de espécies. As informações fazem parte de uma pesquisa divulgada na quarta-feira, 21 de novembro, na revista científica Nature.

Segundo o estudo, a escassez de água pode formar bolhas de ar e entupir os canais que transportam o recurso natural da raiz para as folhas da árvore, fenômeno chamado de xilema. A falha hidráulica pode levá-las a morte.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo, da Universidade de Ulm, na Alemanha, analisaram o fluxo natural de água em 226 árvores localizadas em 81 diferentes locais do mundo. Foi observada a pressão do xilema durante um período de estresse hídrico (ausência de chuvas). De acordo com a pesquisa, metade das espécies analisadas apresentaram problemas no transporte interno do recurso.

Cerca de 70% das árvores estudadas apresentaram dificuldades no funcionamento do xilema, independente de sua localização. As plantas com flores correm mais riscos de serem afetadas do que os pinheiros e espécies parecidas.

Fonte: EcoDesenvolvimento