PUBLICIDADE

Médicos têm êxito em tratar AVC com células-tronco na Escócia

2 set 2011 - 08h38
(atualizado às 08h42)
Compartilhar

Pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, realizaram com sucesso a primeira fase de testes no tratamento de pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC), o procedimento usa células-tronco. A técnica consiste em injetar as células no cérebro da vítima. Três pacientes passaram pela primeira fase de testes. De acordco com os médicos, tudo correu como o esperado. As informações são do jornal inglês Daily Mail.

A próxima etapa é aumentar o dose de células-tronco, até o momento nenhum efeito adverso foi encontrado. No procedimento são usadas células-tronco de fetos humanos em vez de embriões, os mesmos foram utilizados em um teste com células-tronco para tratar pacientes com lesões na medula espinhal.

O principal responsável pelo estudo, Keith Muir, da Universidade de Glasgow Instituto de Neurociência e Psicologia, disse que aguarda com expectativa a avaliação dos pacientes ainda em maior dose. Agora, mais nove pessoas serão incluídas no tratamento. Segundo a Academia Brasileira de Neurologia, o AVC é a maior causa de mortes no Brasil. O problema afetou cerca de 85 mil pessoas no Brasil somente no 1º semestre de 2011

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade