PUBLICIDADE

Jesus certamente não nasceu em Belém, diz historiador

19 dez 2013 - 16h13
Compartilhar
Exibir comentários
A Basília da Natividade é tido como o local de nascimento de Jesus
A Basília da Natividade é tido como o local de nascimento de Jesus
Foto: Kfoulk / Wikimedia

Reza Aslan, autor do livro Zelota - a Vida e a Época de Jesus de Nazaré (com uma visão mais histórica do que religiosa), afirma em entrevista ao Huffington Post que é pouco provável que Jesus tenha nascido em Belém.

Aslan ficou conhecido após uma entrevista à TV Fox News, na qual a apresentadora questiona por que um pesquisador muçulmano se dedicou a estudar a vida de Jesus. Enquanto o iraniano-americano explica que tem 20 anos de experiência em pesquisa e que sua orientação religiosa não influi em seu trabalho, a entrevistadora insiste na pergunta (em inglês). Depois de o vídeo ficar famoso, o livro disparou na lista de mais vendidos do New York Times.

Quando ao nascimento de Jesus, Aslan afirma que é difícil confiar nos textos bíblicos como uma visão histórica, já que, para o pesquisador, eles são "um argumento teológico sobre Jesus".

O pesquisador afirma que os evangelhos que afirmam que o nascimento foi em Belém foram escritos décadas depois de Maria da à luz. A identificação da figura histórica de Jesus com Nazaré indica que ele nasceu nesta cidade.

Outros historiadores já afirmavam que o nascimento em Belém era falso. Alguns deles dizem que os seguidores queriam preencher as lacunas na história e acabaram por ligar Jesus à figura do rei Davi, inclusive a cidade onde este veio ao mundo.

"Ele certamente nasceu em casa com a família ao redor", diz Aslan. Outro mito sobre Jesus é que ele teria irmãos - a própria Bíblia e historiadores do século I afirmam que ele teve quatro irmãos e um número desconhecido de irmãs. "Provavelmente, membros do vilarejo (de Nazaré) ajudaram durante o nascimento."

Após o nascimento, afirma o historiador, Jesus deve ter vivido como qualquer criança de Nazaré. "Ele era uma criança de uma família pobre, iliterata, religiosa, sem educação do interior da Galileia", diz. "Essa é a infância que Jesus deve ter tido."

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade