3 eventos ao vivo

"Incho como o Hulk", afirma paciente de síndrome rara

"Incho como o Hulk", afirma paciente de síndrome rara

26 nov 2012
14h16
atualizado às 14h21

Uma condição rara faz os músculos de Helen Stephens incharem quando ela está com raiva. Segundo o jornal Mirror, a mulher de 50 anos tem ataques desencadeados por raiva e angústia, que fazem seu corpo pesar 30 kg a mais e seu pescoço aumentar mais de 10 cm. "Quando tenho um ataque ruim, incho como o Incrível Hulk", afirmou Helen ao Birmingham Mail.

Porém, ao invés de ganhar uma força incomum, como acontece com o personagem dos quadrinhos, os ataques de Helen vem acompanhados de convulsões. "Eu fico enorme e até me chamo de Hulk, Arnie (Arnold Schwarzenegger) ou Rambo. Fico como um fisiculturista. Minha musculatura aumenta e se eu não receber uma injeção de medicamento rápido o suficiente meu corpo enrijece completamente impedindo qualquer tratamento", contou.

Helen sofre de uma rara síndrome chamada Stiff-Person. Ela desenvolveu os primeiros espasmos e problemas para andar após um acidente de carro há 14 anos, mas os médicos não conseguiram precisar o significado dos sintomas. Helen foi considerada até hipocondríaca antes do diagnóstico final, em 2004.

A condição de Helen é fatal. Segundo ela, a síndrome a fez engordar e dificultou a ingestão de alimentos. "Isso está arruinando minha vida. Meu corpo está coberto de cicatrizes de onde os músculos rasgaram a pele. Estou em constante dor e eu tenho que confiar em cuidadores e familiares para me ajudar", desabafou.

Helen conta que ainda sofre com a falta de informação sobre sua doença quando procura hospitais durante ataques. "A equipe médica não sabe o que fazer porque é algo muito raro", afirmou. Na última vez que precisou ser hospitalizada, no início de novembro, Helen levou uma carta com explicações do que deveria ser feito. Mesmo assim precisou esperar pelo tratamento. "Eu posso morrer se não recebo medicação em minutos. Minha garganta fica bloqueada e minhas costelas se fecham pressionando o coração. Isso dificulta a respiração e o bombeamento de sangue", explicou.

Síndrome rara faz musculatura de britânica inchar durante ataques de raiva
Síndrome rara faz musculatura de britânica inchar durante ataques de raiva
Foto: Reprodução
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade