0

Idioma antigo é descoberto em carta desenterrada no Peru

27 set 2010
10h23
  • separator

Arqueólogos encontraram carta durante escavação no Peru escrita com língua não conhecida. A carta data do século XVII, e o idioma provavelmente era falado por índios do norte peruano. As informações são da Reuters .

Arqueólogos trabalham em tumba que pertenceria a um nobre Sicán
Arqueólogos trabalham em tumba que pertenceria a um nobre Sicán
Foto: AP

Os arqueólogos da equipe são de diversos países. A carta foi encontrada embaixo de escombros de uma igreja próxima à Trujillo, a 560 km de Lima. A localidade foi habitada por frades dominicanos por dois séculos.

"Investigações apontam que o pedaço de papel guarda um sistema numérico que foi perdido por milhares de anos", disse à Reuters Jeffrey Quilter, arqueólogo da Universidade de Harvard, Estados Unidos. Imagem da carta foi divulgada pela equipe e mostra uma coluna de números escritas em espanhol e traduzida para uma língua que especialistas dizem estar extinta.

A língua, possivelmente, foi influenciada pelo Quechua, idioma que ainda é falado por milhares de pessoas nos Andes. Acredita-se que possa ser uma versão de idioma falado por pescadores do norte peruano que viviam há séculos no local. A carta foi descoberta em 2008, porém mantida em segredo e só divulgada agora.

Veja também:

Como usar uma máscara facial corretamente
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
publicidade