PUBLICIDADE

Homem acha tesouro romano de R$ 8,9 mi em campo da Inglaterra

8 jul 2010 - 11h38
(atualizado às 13h08)
Compartilhar

Um caçador de tesouros encontrou um tesouro com 52,5 mil moedas do Império Romano, um dos maiores já descobertos no Reino Unido, anunciaram autoridades locais nesta quinta-feira. O tesouro é avaliado em 3,3 milhões de libras (cerca de R$ 8,9 milhões) e inclui centenas de moedas com a imagem de Marcus Aurelius Carausius, que dominou a Grã-Bretanha e o norte da França no século III e se autoproclamou imperador. As informações são da AP.

Caçador de tesouros usou um detector de metais para achar tesouro com 52,5 mil moedas
Caçador de tesouros usou um detector de metais para achar tesouro com 52,5 mil moedas
Foto: Divulgação

Segundo a agência, o conselho do condado de Somerset anunciou que Dave Crisp utilizou um detector de metais e descobriu o tesouro em abril em um campo no sudoeste da Inglaterra. As moedas estavam em um grande jarro enterrado a cerca de 30 cm de profundidade e tem um peso de cerca de 160 kg.

Segundo crisp, em entrevista à BBC, ele ouviu um sinal "engraçado" do detector e começou a cavar. Primeiramente, ele encontrou uma pequena moeda de bronze. Ele continuou a cavar e retirou mais 20, quando encontrou o enorme jarro e decidiu buscar ajuda especializada. Arqueólogos iniciaram então o delicado trabalho de escavação para preservar e estudar o objeto.

"Esse achado nos presenteia com uma oportunidade de colocar Carausius no mapa. Estudantes de todo o país aprendem sobre a Britânia Romana há décadas, mas nunca aprendem sobre Carausius, nosso imperador britânico perdido", diz o pesquisador Roger Bland, do British Museum, à reportagem.

De acordo com a agência, as autoridades locais irão iniciar um inquérito para determinar se o achado está sujeito à Lei do Tesouro, o que seria apenas um passo formal antes de determinar o preço para uma instituição interessada em comprar a descoberta.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade