PUBLICIDADE

Grupo de marsupiais morreu ao cair em caverna há 15 mi de anos

16 jul 2010 - 12h44
Compartilhar

Fósseis de mais de 20 marsupiais, alguns de recém-nascidos, de 15 milhões de anos foram encontrados no fundo de uma caverna na Austrália. Segundo os pesquisadores, os fósseis indicam que os animais caíram na caverna vertical e morreram ao chegar no chão. As informações são do Live Science.

Fóssil foi encontrado em uma caverna na Austrália
Fóssil foi encontrado em uma caverna na Austrália
Foto: AP

Além dos ossos de Nimbadon lavarackorum, os cientistas encontraram fósseis de uma espécie de canguru ancestral, roedores primitivos, um tilacino (animal extinto que lembra uma raposa) e morcegos. Os cientistas acreditam que os animais caíram na caverna e, mesmo que algum tenha sobrevivido à queda, não teria conseguido sair do local.

Os paleontólogos encontraram fósseis de Nimbadon em diferentes estágios de desenvolvimento. Após estudar o achado, os cientistas acreditam que esses animais se desenvolviam de forma parecida com os marsupiais modernos, certamente nasciam após apenas um mês de gestação e passavam a viver na bolsa da mãe.

Os crânios indicam ainda que no início da vida havia uma ênfase no desenvolvimento dos ossos frontais da face, o que ajudaria o filhote a mamar. Quando crescia, o marsupial certamente começaria a comer folhas, o resto do crânio se desenvolvia e alargava.

A quantidade de fósseis encontrada no fundo da caverna indica que esses animais viajavam em grupo, talvez até maiores do que o achado no local. "É possível que também reflita o início do comportamento de grupo em marsupiais herbívoros, como vemos hoje nos cangurus", diz Mike Archer, pesquisador que fez parte da equipe da Universidade da Nova Gales do Sul, liderada por Karen Black.

Os cientistas ainda dizem que eles pesquisaram áreas mais superficiais e que outros fósseis podem ser encontrados em profundidades maiores dos depósitos que cobriram parcialmente a caverna.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade