Geneticista diz que não está atrás de "mãe" para neandertal

28 jan 2013 - 10h29
Exibir comentários

O geneticista George Church, da Escola Médica de Harvard, afirmou que não está à procura de uma barriga de aluguel para clonar um neandertal, ao contrário do que afirmaram alguns jornais e sites, como o britânico Daily Mail. Segundo o cientista, as reportagens foram resultado de uma má interpretação de uma entrevista à revista alemã Der Spiegel. As informações são da agência AP.

Cientista diz que foi mal interpretado pela imprensa e que não está à procura de uma barriga de aluguel para clonar um neandertal
Foto: AP

Church falou à revista sobre um livro no qual menciona a possibilidade teórica de trazer de volta um neandertal à Terra. No texto, o pesquisador afirma que seria uma mulher para fazer o processo de clonagem da espécie extinta, mas ele diz que não procura ninguém para realizar a "aventura".

A possível clonagem começaria com a criação, em laboratório, do DNA de neandertal a partir do código genético encontrado nos fósseis. Esse material seria injetado em células de um embrião humano e, depois de crescer no laboratório por alguns dias, o embrião seria implantado no útero de uma mãe de aluguel.

"Eu acho que a discussão (sobre uma possível clonagem de um neandertal) está aberta e, esperançosamente, por muitos anos nós teremos uma calma discussão sobre isso", diz Church.

INFOGRÁFICO

Você Sabia?
É possível recriar animais extintos a partir de seu DNA?