PUBLICIDADE

Fóssil de baleia de 35 mi de anos é usado para fazer cerveja

A bebida tem um gosto semelhante ao da cerveja belga e será vendida em bares e restaurantes de Washington DC e da Virgínia

3 abr 2014 - 11h06
(atualizado às 11h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma dupla de pesquisadores desenvolveu uma cerveja feita a partir da fermentação de amostra de leveduras, encontrada no fóssil de uma baleia de 35 milhões de anos, segundo informações do Daily Mail.

O paleontólogo e geólogo Jason Osborne, do Paleo Quest (organização sem fins lucrativos que promove a paleontologia), e o cientista Jason Akerboom, da Lost Rhino Brewing Company (microcervejaria localizada em Ashburn, Virginia), descobriram que a levedura, responsável por converter açúcar em álcool, pode ser achada na superfície de fósseis.

Durante uma visita ao Museu de Calvert Marine, em Solomons, Maryland, os pesquisadores coletaram 20 amostras de resíduos de fósseis, mas ficaram inicialmente desapontados porque encontraram apenas bactérias no material. Contudo, os dois notaram posteriormente que uma das amostras continha células de ossos de uma baleia extinta e estava fermentando.

A dupla alimentou a levedura com uma erva da cervejaria Faceplant IPA e deixou a mistura fermentar por mais algumas semanas. O resultado foi a criação da cerveja “Bone Dusters Paleo Ale”, uma bebida doce e com gosto muito parecido com o da cerveja belga.

A invenção será vendida em bares e restaurantes de Washington DC e norte da Virgínia, e parte dos lucros obtidos com sua venda será doada para um fundo que fornece equipamentos científicos a a escolas carentes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade