PUBLICIDADE

Europa aprova 1ª terapia com células-tronco para doença rara

Terapia ocular com células-tronco é realizada com produto de tecidos vivos que lembra uma lente de contato

20 fev 2015 - 14h41
(atualizado às 15h20)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Sem tratamento, a doença pode cegar o paciente</p>
Sem tratamento, a doença pode cegar o paciente
Foto: Reprodução

A Europa aprovou o primeiro medicamento do mundo ocidental com células-tronco para tratar uma doença rara causada por queimaduras nos olhos, criando um marco no uso desta tecnologia.

O Holoclar, da empresa particular italiana Chiesi, recebeu nesta sexta-feira o sinal verde da Comissão Europeia para ser comercializado para o tratamento da chamada deficiência de célula-tronco do limbo devida a queimaduras físicas ou químicas. Sem tratamento, a moléstia pode cegar.

A terapia com células-tronco é realizada com o produto de tecidos vivos que lembra uma lente de contato e é feita com a biópsia retirada de uma pequena área intacta da córnea de um paciente e cultivado em laboratório.

Marceneiro cego conta como faz para usar serra elétrica:

A autorização comercial condicional era esperada na esteira de uma recomendação positiva da Agência Europeia de Medicamentos em dezembro.

A Chiesi declarou que, com a aprovação, o Holoclar estará disponível “no futuro próximo” para todos os pacientes apropriados na Europa, incluindo pessoas que sofreram leões nos olhos causadas por solventes, ácidos, agentes químicos e abrasivos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade