Estudo usa vermes e acha genes que podem estar ligados ao câncer

9 ago 2012 - 14h17

Cientistas usaram pequenos vermes nematoides e descobriram uma série de genes que podem ter relação com o câncer. Os pesquisadores acreditam que essas descobertas podem levar ao desenvolvimento de medicamentos que visam bloquear o funcionamento desses genes. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira na revista especializada Genetics.

David S. Fay, da Universidade de Wyoming, e sua equipe usaram nematoides que carregam uma mutação em um gene similar a uma que é ativada em muitos tipos de câncer no ser humano, chamado de LIN-35 nos vermes e pRb em nós. Esse gene seria responsável por controlar muitos aspectos do tumor, inclusive seu crescimento e sobrevivência.

Ao longo do estudo, eles desativaram sistematicamente outros genes dos vermes e foram identificando quais tinham uma ligação com o LIN-35. "Esta pesquisa é importante porque oferece possíveis novas maneiras de desligar o maquinário genético que contribui para o crescimento e progressão do câncer", diz Mark Johnston, cientista editor-chefe da Genetics.

"As causas de câncer são complexas e variadas, então temos de ver essa doença por vários ângulos. O uso de modelos de organismos simples, como os vermes nematoides, está se tornando cada vez mais uma importante e efetiva estratégia", afirma Johnston.