PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Estudo: por mudanças climáticas, ruivos podem ser extintos

O cabelo vermelho seria uma adaptação ao tempo nublado, apontam cientistas

8 jul 2014 - 10h12
(atualizado às 16h04)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Os cientistas acreditam que o cabelo vermelho &eacute; uma adapta&ccedil;&atilde;o &agrave;s condi&ccedil;&otilde;es clim&aacute;ticas, o que explicaria o fato de haver poucos ruivos em pa&iacute;ses de clima quente</p>
Os cientistas acreditam que o cabelo vermelho é uma adaptação às condições climáticas, o que explicaria o fato de haver poucos ruivos em países de clima quente
Foto: na.harii / Flickr

Os ruivos podem estar em extinção por causa das mudanças climáticas, apontam cientistas. Isso porque o cabelo vermelho seria uma resposta ao tempo nublado.A informação é do jornal The Independent.

Alistair Moffat, jornalista criador do site scotlandsdna.com, conta que a comunidade científica considera a possibilidade de o cabelo vermelho, apresentado pelos ruivos da Escócia, Irlanda do Norte e Inglaterra, ser uma adaptação ao clima.

"Eu acredito que a razão para a pele clara e o cabelo vermelho é o fato de não temos bastante sol", opina. "Se o clima está mudando, ele vai afetar os genes", acrescenta.

Segundo Moffat, se houvesse mais sol, haveria menos pessoas carregando esse gene, mas isso levaria centenas de anos para acontecer. "Cabelo vermelho e olhos azuis não são adaptados a climas quentes", ressalta.

De 1 a 2% da população mundial tem cabelos avermelhados, mas, na Escócia, esse percentual é de 13%. Além disso, acredita-se que 40% dos escoceses carregam esse gene.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade