Estudo: objetos de ferro mais antigos foram feitos com metal do espaço

19 ago 2013 - 20h19
Exibir comentários

Um estudo divulgado nesta segunda-feira indica que contas de metal egípcias que estão no museu Petrie, da Universidade College London, no Reino Unido, são feitos de ferro oriundo de meteoritos. Além disso, os pesquisadores afirmam que as nove miçangas têm cerca de 5 mil anos - o que as tornaria os mais antigos objetos de ferro conhecidos.

Segundo os cientistas, as nove contas foram cuidadosamente marteladas em forma de folha, para depois serem enroladas em tubos e presas em um colar, que era complementado com adornos de ouro e pedras preciosas, o que indica um alto valor dado ao ferro na Antiguidade, quando era considerado um material exótico.

O estudo, divulgado na publicação especializada Journal of Archaeological Science, usou exames de raio-X para descobrir que o ferro era oriundo de meteoritos, e não magnetita - uma de suas fontes "terráqueas". O time usou ainda exames por raios-gama e nêutrons que mostraram altas concentrações de níquel, cobalto, fósforo e germânio - outra característica de ferro de meteoritos.

"O mais animador no resultado dessa pesquisa é que nós conseguimos, pela primeira vez, demonstrar conclusivamente traços de elementos típicos, como cobalto e germânio, presentes nestas contas, em níveis que ocorrem apenas em ferro de meteoritos", diz Thilo Rehren, professor da universidade.