Estudo indica que tecido adiposo contém células-tronco

22 nov 2010 - 17h22

O tecido adiposo não é apenas reserva de gordura, também contém células-tronco hematopoiéticas, similares às das medula óssea e capazes de se especializar em células imunológicas, segundo um estudo preliminar feito com ratos.

Os resultados ainda precisam de confirmação em humanos, mas se ficar demonstrado que o tecido adiposo masculino contém células hematopoiéticas que podem se diferenciar em mastócitos (células imunológicas) ou outras células, "isto revolucionará o mundo da hematopoiese" (criação de sangue), disse uma das pesquisadoras da equipe responsável pela descoberta, Béatrice Cousin, do Centro Nacional de Pesquisas Científicas francês (CNRS).

Por enquanto, só se produz células sanguíneas a partir de células-tronco da medula óssea, cuja extração é "complicada e muito invasiva", lembrou. Ao contrário, no tecido adiposo "há muitas e são fáceis de extrair".

Estudos anteriores demonstraram que o tecido adiposo, composto sobretudo por células carregadas de lipídios ou de adipócitos, contém também células presentes no sangue. Mas acreditava-se que procedessem da medula óssea, onde teriam se especializado a partir de células-tronco.

Depois de uma inflamação causada por vírus ou bactéria, os mastócitos são onipresentes no sistema imunológico. O estudo está publicado na edição desta segunda-feira da revista científica americana Stem Cell.

Eles assustam, mobilizam cientistas e espantam muitas pessoas, mas ficam marcados na história como enganos ou até mentiras. O mais famoso certamente é o da autópsia do ET de Roswell. Um filme divulgado em 1995 mostrava a suposta autópsia que teria sido realizada em 1947 e, após ser reproduzido em TVs de todo o mundo, descobriu-se que era apenas um boneco e o filme, uma fraude