PUBLICIDADE

Conheça a erliquiose, doença transmitida por carrapatos

27 jul 2010 - 15h48
Compartilhar

Recentemente, um amigo meu ficou muito doente, com erliquiose. O que é isso e como posso evitar a contaminação? A erliquiose é uma infecção transmitida por carrapatos com sintoma similares aos da gripe, causada por algumas bactérias do gênero Ehrlichia. A forma que normalmente infecta os humanos nos Estados Unidos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, é causada pela Ehrlichia chaffeensis. Geralmente, a doença é tratada com sucesso com antibióticos.

A infecção por Ehrlichia chaffeensis também é chamada de erliquiose monocítica, pois ela afeta os glóbulos brancos, chamados de monócitos; e um dos sinais clínicos da doença é um baixo nível de glóbulos brancos. Os sintomas muitas vezes incluem febre, dor de cabeça, dor nas articulações e nos músculos e fadiga. Às vezes, podem ocorrer brotoejas.

Evitar a doença envolve evitar os carrapatos que a carregam, especialmente o Amblyomma americanum, que é comum no sul, leste e centro-sul dos Estados Unidos (quase todos os estados americanos possuem casos da doença).

O conselho mais comum sobre controlar infestações de carrapato e usar calças por dentro do calçado e mangas apertadas se aplica nesses casos. Os carrapatos Ehrlichia estão amplamente disseminados e infestam alguns locais onde a doença de Lyme também é comum. As infecções compartilham alguns sintomas, mas a erliquiose tem muito mais probabilidade de causar febre alta do que a doença de Lyme. Ambas podem ser identificadas através de exames de sangue e análises microscópicas.

The New York Times
Compartilhar
Publicidade