PUBLICIDADE

Cientistas descobrem genes associados à violência

O estudo é o primeiro com foco na composição genética de tantos criminosos dessa forma

28 out 2014 - 23h38
(atualizado em 29/10/2014 às 11h13)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Até metade da população poderia ter um dos genes envolvidos, diz pesquisador</p>
Até metade da população poderia ter um dos genes envolvidos, diz pesquisador
Foto: BBC News Brasil

Uma análise genética de quase 900 criminosos na Finlândia revelou dois genes que podem ser associados à violência.

Os criminosos identificados com os dois genes foram 13 vezes mais propensos a terem um histórico de comportamento violento frequente. Os autores do estudo, publicado no jornal Psiquiatria Molecular, disseram que cerca de 5% a 10% de todo crime violento praticado na Finlândia poderia ser atribuído a pessoas com esses genes.

Ainda assim, eles ressaltam que os genes identificados não poderão ser usados para 'mapear' criminosos.

Vários outros genes podem estar envolvidos na propensão à violência e fatores do ambiente também têm um papel fundamental para gerar esse tipo de comportamento.

Mesmo se uma pessoa tem uma combinação de "alto risco" desses genes, a maioria nunca irá cometer um crime, segundo explica o principal autor da pesquisa, Jari Tiihonen do Instituto Karolinska na Suécia.

"Cometer um crime violento e pesado é extremamente raro na população em geral. Então mesmo que o risco relativo seja maior, o risco absoluto é muito baixo", disse à BBC.

O estudo é o primeiro com foco na composição genética de tantos criminosos dessa forma.

Estudo

Um perfil de cada criminoso foi feito baseado nos crimes cometidos por eles – categorizando-os em 'violentos' ou 'não violentos'. A associação entre os genes e um comportamento violento anterior foi a mais forte para os 78 que tinham o perfil 'extremamente violento'.

Esse grupo tinha cometido um total de 1.154 homicídios, tentativas de homicídio ou lesões corporais. Em um grupo replicado de 114 criminosos, todos tinham cometido pelo menos um assassinato.

Todos esses carregavam uma versão do gene MAOA de baixa atividade, que pesquisas anteriores já haviam apelidado de "gene da violência" por causa de sua ligação com o comportamento agressivo.

Uma deficiência da enzima que esse gene controla poderia resultar em uma "hiperatividade de dopamina", principalmente quando uma pessoa bebe álcool ou usa drogas como anfetamina, conforme explica Jari Tiihonen. A maioria das pessoas que cometem crimes violentos na Finlândia faz isso sob efeito de álcool ou drogas.

Livre-arbítrio

Por enquanto, a informação genética recém-descoberta não deve ter nenhuma influência nos resultados de condenações na Justiça, esclarece Tiihonen.

"Há muitas coisas que podem contribuir para a capacidade mental de uma pessoa. A única coisa que importa é a capacidade mental do criminoso para entender as consequências do que ele ou ela está fazendo e se esse criminoso consegue ou não controlar seu próprio comportamento."

Christopher Ferguson, da Universidade de Stetson, na Flórida, concordou e acrescentou que "não há um ou mesmo dois genes que podem só por eles mesmos representar um 'código' para a violência ou para o crime."

"De alguma forma, todos somos produtos da genética e do ambiente em que vivemos, mas não acho que isso tira da gente o livre-arbítrio ou a capacidade de distinguir certo e errado", diz.

Apesar desse ponto de vista, compartilhado por muitos outros cientistas, existem vários casos de advogados de defesa que utilizaram a informação genética para tentar reduzir sentenças.

Em 2009, um tribunal na Itália reduziu a pena de um criminoso com genes ligados ao mau comportamento. Em um caso semelhante nos EUA, o perfil genético de um assassino foi apontado como um fator que contribuiu para o crime cometido por ele.

"Estudos como esse realmente documentar que uma grande porcentagem do nosso comportamento em termos de violência ou agressão é influenciado por nossa biologia - nossos genes - e nossa anatomia do cérebro", contou Tiihonen.

"É importante para conceituar o crime e a violência, saber de onde vêm, mesmo que isso não consiga mudar radicalmente o sistema de justiça criminal.

Crítica

Brett Haberstick da Universidade do Colorado, disse que o trabalho mostra que "encontrar genes para o comportamento criminoso vai ser difícil", apesar de uma longa tradição de trabalho biológico na área de criminologia.

"Valeria a pena olhar quais são as contribuições biológicas para o comportamento criminoso ou anti-social e como é o impacto delas sobre os indivíduos, as comunidades e a sociedade em geral. O que eu penso, no entanto, é que é vital que a influência do ambiente seja considerada também", disse.

Jan Schnupp na Universidade de Oxford era crítico do trabalho. Ele comentou que até metade da população poderia ter um dos genes envolvidos.

"Para chamar de 'genes para a violência' seria um exagero enorme. Em combinação com muitos outros fatores, esses genes podem fazer com que fique um pouco mais difícil para você controlar impulsos violentos, mas mais enfaticamente eles não podem predeterminar você para uma vida de crime. "

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade