PUBLICIDADE

Cientistas descobrem fóssil de dinossauro que teria plumas

18 mar 2009 - 13h42
(atualizado em 26/10/2009 às 15h59)
Compartilhar

Uma equipe de cientistas chineses e americanos anunciou a descoberta do fóssil de um dinossauro do grupo dos ornitópodos (herbívoros), encontrado na província de Liaoning, na China. O fóssil indica que o animal teria tido algo parecido com plumas, o que modificaria a teoria sobre a origem da plumagem dos animais pré-históricos.

Animação mostra como seria o Tianyulong confuciusi, que tem em várias partes do corpo estruturas filamentosas externas parecidas com plumas
Animação mostra como seria o Tianyulong confuciusi, que tem em várias partes do corpo estruturas filamentosas externas parecidas com plumas
Foto: EFE

A descoberta do animal que teria vivido no período Cretáceo Inferior, entre 144 e 99 milhões de anos, foi publicada na revista científica britânica Nature.

Batizado como Tianyulong confuciusi, o fóssil tem em várias partes do corpo estruturas filamentosas externas parecidas com plumas, afirmam os cientistas.

Essas estruturas, que não apresentam sinais de ramificações, têm o mesmo tamanho e estão agrupadas em três zonas, mais uma quarta, na cauda, onde são mais longas, de até 6 centímetros.

Até agora, os especialistas acreditavam que os pássaros atuais, que vêm a ser dinossauros com plumas, descendiam dos terópodes, dinossauros carnívoros bípedes do grupo dos saurísquios que viveram desde o Triásico superior até o Cretáceo superior (há entre 228 e 65 milhões de anos).

No entanto, o fóssil descoberto por Hai-Lu You, da Academia Chinesa de Ciências Geológicas, e Lawrence Witmer, da Universidade Americana de Ohio, desafiaria a teoria, pois apresenta indícios de plumas, mas, por outro lado, pertence à família dos pequenos heterodontossauros, do grupo dos ornitópodes (fitófagos).

Com informações do JB Online e EFE

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade