PUBLICIDADE

Cientistas descobrem dinossauro de 4 m "corcunda" na Espanha

8 set 2010 - 16h27
Compartilhar

Pesquisadores afirmam ter descoberto um dinossauro predador com um estranha protuberância nas costas e outras menores nos braços em Las Hoyas, região central da Espanha. A descoberta do Concavenator corcovatus foi divulgada nesta quarta-feira na revista Nature.

Concepção artística mostra como seria o animal
Concepção artística mostra como seria o animal
Foto: AP

Segundo o estudo, o animal tinha cerca de 4 m de comprimento, do nariz à ponta do rabo, e viveu há cerca de 130 milhões de anos. A região onde foi encontrado, hoje um semiárido, seria na época uma área pantanosa.

Os pesquisadores acreditam que as protuberâncias nos braços podem ter sido parte de uma estrutura que prendia penas aos ossos. Não seria o primeiro dinossauro com penas descoberto, mas seria o primeiro do grupo Allosauroidea. Até hoje eram conhecidas apenas no grupo Coelurosauria.

Segundo a revista, se a pesquisa estiver correta, os dinossauros apresentaram estruturas de penas muito antes do que se imaginava, já que dificilmente os dois grupos desenvolveram essas estruturas separadamente, o que indica que o seu ancestral - o grupo Neotetanurae, que viveu entre 175 milhões e 161 milhões de anos atrás - também tinha essa característica.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade